1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Euro Digital

 

Estamos cada vez mais perto de finalmente ter o Euro Digital, como parte das medidas da Comissão Europeia para a adoção desta nova forma de pagamento virtual.

 

O Banco Central Europeu (BCE) deu um novo passo para a aprovação do Euro digital, com o que é apelidado como sendo a “fase de preparação”. Esta medida surge cerca de dois anos depois de ter sido iniciada a investigação sobre como o Euro Digital poderia ser criado.

 

Em comunicado, o BCE afirma que “com base nas conclusões da fase de investigação, o BCE concebeu um euro digital que deverá ser amplamente acessível aos cidadãos e às empresas através da distribuição por intermediários supervisionados, como os bancos”.

 

A passagem para a fase de preparação não quer imediatamente dizer que o Euro Digital se encontra aprovado ou confirmado por completo. Este será apenas mais um avanço no projeto, que certamente o tornam mais perto da realidade, mas ainda a necessitar de mais avaliações antes de ser considerado “oficial”.

 

Esta fase vai começar já a partir do dia 1 de novembro, sendo que terá a duração estimada de mais dois anos. Durante este período, o BCE vai realizar experiências sobre a forma de implementação do Euro Digital, de forma a garantir que a tecnologia atinge todos os requisitos necessários para ser usado a nível global.

 

Durante esta fase também serão criadas as regras para o uso do Euro Digital, bem como serão selecionadas as infraestruturas e plataformas que terão a capacidade de suportar o mesmo.

 

Depois do fim dos dois anos, espera-se que seja dado o próximo passo, ai sim mais perto de tornar o Euro Digital uma realidade. De relembrar que o Euro Digital pretende ser uma forma de substituir o dinheiro físico na zona europeia, onde os utilizadores podem continuar a usar a moeda para realizarem pagamentos, mas de forma totalmente digital.

 

O BCE afirma que este sistema será “acessível, gratuito e disponível em formato online e offline”, de forma a poder chegar a todas as camadas da população. Os consumidores poderão usar o mesmo através de uma app dedicada nos seus smartphones, ou então por um cartão físico dedicado para esse uso.

Além disso, espera-se ainda que o Euro Digital venha a aumentar a privacidade das transações, bem como terá mecanismos para maior segurança dos consumidores e comerciantes.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech